FAZES DA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA
Ao invés da clássica pergunta: como se deve ensinar a escrever, Emilia Ferreiro perguntou como alguém aprende a ler e escrever independente do ensino.
A ESCRITA SE CONSTROI EM FAZES
1) Nível Pré-Silábico- não se busca correspondência com o som; as hipóteses das crianças são estabelecidas em torno do tipo e da quantidade de grafismo. A criança tenta nesse nível:
• Diferenciar entre desenho e escrita;
• Utilizar no mínimo duas ou três letras para poder escrever palavras;
• Reproduzir os traços da escrita, de acordo com seu contato com as formas gráficas (imprensa ou cursiva), escolhendo a que lhe é mais familiar para usar nas suas hipóteses de escrita;
• Percebe que é preciso variar os caracteres para obter palavras diferentes;
2) Nível Silábico- pode ser dividido entre Silábico e Silábico Alfabético:
Silábico- a criança compreende que as diferenças na representação escrita estão relacionadas com o “som” das palavras, o que a leva a sentir a necessidade de usar uma forma de grafia para cada som.
Utiliza os símbolos gráficos de forma aleatórias, usando apenas consoantes, ora apenas vogais, ora letras inventadas e repetindo-as de acordo com o número de sílabas das palavras.
Silábico- Alfabético- convive as formas de fazer corresponder os sons as forma silábica e alfabética e a criança pode escolher as letras ou de forma ortográfica ou fonética.
3)Nível Alfabético- a criança agora entende que:
• A sílaba não pode ser considerada uma unidade e que pode ser separada em unidades menores;
• A identificação do som não é garantia da identificação da letra, o que pode gerar as famosas dificuldades ortográficas;
• A escrita supõe a necessidade da análise fonética das palavras
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