Bem vindo(a)!

Por acreditar que a educação é tudo lanço esta ferramenta de estudo, pesquisa e divulgação.
Não trataremos de um tema específico, como o próprio lema do blog aponta EDUCAR É TUDO, daí a variedade de assuntos que você pode encontrar neste espaço.

O espaço é nosso! Leia, reflita, opine, indique e divulge!

Auto-retrato: Dinâmicas

Objetivo: Favorecer a integração do grupo, a percepção e o conhecimento do outro através da linguagem não verbal. 

Duração: 1 hora. 

Material: Folha de papel ofício branco e pincel atômico. 

Desenvolvimento: Pedir que cada treinando faça seu "auto-retrato", escolhendo um objeto ou uma imagem que represente a sua característica pessoal mais marcante. 
Obs.: Pedir que não coloquem nome na folha e não olhem o trabalho dos colegas. Assim que terminarem o desenho, o facilitador recolhe todas as folhas e as redistribui, de forma que cada pessoa não receba o seu próprio desenho. Cada treinando vai olhar o desenho que recebeu, imaginar a característica que ele representa e apresentar o possível colega portador desta qualidade. Ex.: Este desenho é um enorme sol, que para mim representa calor humano, amizade, e eu acho que é o Fulano, que tem esta característica. Depois da apresentação, vai pegar a gravura e deixar no centro da sala. Quando todos terminarem, pedir que cada um pegue o seu desenho e faça a apresentação de sua característica, dizendo se o colega acertou ou não a característica e o desenho. 

Observação: Pode acontecer que na primeira apresentação, alguns fiquem sem ser apresentados e outros sejam apresentados mais de uma vez.

Sugestões para reflexão: Como foi identificar o colega pela característica? Quais as dificuldades encontradas? Quais os sentidos que vocês tiveram que utilizar? (percepção - atenção - visão ...) Como você se percebe? Como as pessoas costumam te perceber? Como você se sentiu quando o colega estava apresentando a sua característica? Como você se sentiu apresentando-se? 

Atividade complementar: Depois do debate, solicitar que o grupo faça um painel com todas as características, representando "a característica desta turma". 

Pontos de reflexão sobre a construção do painel: Como foi realizada a atividade? Todos participaram? Como foi a participação? (lideranças, obstáculos, passividade...). Como realizamos nossas atividades em grupo? Que papéis assumimos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário